Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gerência capacita profissionais para enfrentar a gripe suína

Diante do avanço da gripe H1N1 – Gripe Suína – no Brasil e de vários casos suspeitos da doença registrados na região Nordeste, a Gerência Executiva da Saúde realiza um trabalho preventivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) – do Santo Antônio e do Alto de São Manoel.

O trabalho consiste em capacitar médicos e enfermeiros da rede pública municipal de saúde, no sentido de orientar na notificação da gripe e encaminhar o paciente para o devido tratamento.

Segundo a gerente da Saúde, Jaqueline de Souza Amaral, o trabalho de prevenção está sendo acompanhado pela Vigilância Sanitária Municipal, com orientações de médicos infectologistas.

Nesta quinta-feira, 29/7, as ações de capacitação dos profissionais da área estão sendo realizadas no auditório do Villa Oeste Hotel, localizado na Avenida Presidente Dutra, no bairro Alto de São Manoel.

O município não registrou nenhum caso suspeito da Gripe Suína, e o objetivo da Gerência da Saúde é evitar que haja problemas nas UBS e UPA’s se algum paciente for levado para atendimento médico apresentando sintomas da doença.

“Estamos justamente capacitando nossos profissionais para, caso haja necessidade, atender o paciente da melhor forma possível”, comenta Jaqueline Amaral.

A Prefeitura de Mossoró solicitou, ao Governo do Estado – via a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) – que o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) possa servir como hospital-apoio, caso haja necessidade de deixar pacientes em observação.

A gerente da Saúde informa que o secretário estadual de Saúde, George Antunes, ainda não respondeu aos ofícios encaminhados. “O Estado ainda não concluiu a PPI (Programa de Pactuação Integrada) e, por isso, não foi possível termos uma resposta”, comentou a gerente, acrescentando que a confirmação de apoio deve ser oficializada até o mês de setembro.

Convênio – O Governo do Estado ainda não sinalizou para um convênio proposto pela Prefeitura de Mossoró no que diz respeito ao repasse de verba para pagamento de médicos do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

A gerente da Saúde, Jaqueline Amaral, frisa que o mesmo convênio ocorre envolvendo o Governo e a Prefeitura de Natal. Atualmente, o município está pagando plantões aos profissionais da unidade estadual de saúde.

A gerente informa ainda que o secretário estadual de Saúde, George Antunes, definiu que iria autorizar o desconto na produção do Sistema Único de Saúde (SUS), liberado pelo Ministério da Saúde ao HRTM, para que a Prefeitura de Mossoró pudesse arcar com o pagamento de plantões de médicos do setor de ortopedia do hospital.

“O município vai pagar os plantões da ortopedia, mas isso ocorrerá somente mediante autorização do secretário estadual de saúde”, comentou Jaqueline. (Fonte: Gecom/Prefeitura de Mossoró)

Nenhum comentário: