Prefeitura Municipal de Assú

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Em Mossoró, 7,5 milhões de litros de água deixaram de ser bombeados durante apagão

A Gerência da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em Mossoró informa que o sistema de abastecimento da cidade está funcionando, depois do apagão registrado no final da noite de ontem (25) e até a madrugada desta sexta-feira (26), mas acrescenta que pode faltar água nas partes mais altas de bairros como Paredões, Alto de São Manoel, Bom Jardim, Planalto 13 de Maio, Alto de São Manoel e Inocoop.

De acordo com o gerente Nehilton Barreto, durante cerca de duas horas e meia durante o blecaute, 16 poços paralisaram a produção de água, o que representa 7,5 milhões de litros de água que deixaram de ser bombeados. “Pode ocorrer de em virtude dessa parada pela falta de energia, áreas mais elevadas de alguns bairros poderão ficar desabastecidas durante o dia de hoje” – destaca Nehilton. Quando falta energia, a água perde pressão e não sobe para as áreas mais altas da cidade.

Ele salienta que os poços estão operando normalmente, mas solicita à população que economize água e evite o desperdício.  O gerente estima que até o final da noite deste sábado (27), o abastecimento nas partes mais altas deve estar normalizado, salvo a ocorrência de motivo de força maior. “Mesmo com o sistema tendo retornado ao normal com o restabelecimento de energia, a quantidade de água que deixou de ser bombeada é considerável e portanto, entendemos ser importante deixar a população informada”, ressalta o gerente da Caern em Mossoró.

MELHORIAS

Nehilton Barreto informa ainda que Caern concluiu as melhorias em dois poços de Mossoró que estão ampliando a oferta de água para 10 bairros, em mais 250 mil litros por hora. São beneficiados os bairros Presidente Costa e Silva, Rincão, Parque Universitário, Pintos, Walfredo Gurgel, Ulrick Graff, Inocoop, Ilha de Santa Luzia e o Alto de São Manoel. O P 26 fica na entrada do bairro Vingt Rosado e o P 27, no Alto da Pelonha. Foram instaladas duas novas bombas nessas unidades para potencializar a produção de água.

“Essa melhoria vai contribuir para aumentar o fornecimento de água para toda área Leste de Mossoró”, observa o gerente. “Trabalhamos, dia a dia, para melhorar o abastecimento na cidade, que deve ser significativamente ampliado com a substituição de 450 Km de redes de água, em andamento, e a Adutora da Barragem de Santa Cruz, em licitação” – frisa Nehilton, lembrando dois investimentos do Governo do Estado e Caern, que juntos somam  mais de R$ 200 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: