Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 13 de março de 2014

Maiores municípios do RN tem prazo para concluir plano de enfrentamento do crack

O Comitê Estadual do Programa “Crack: é possível vencer” espera concluir e enviar ao Ministério da Saúde, até o mês de abril, os planos de enfrentamento dos três municípios pactuados (Natal, Parnamirim e Mossoró) para liberação dos recursos. O programa foi lançado pelo governo federal com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como combater o tráfico de drogas, atuando em três eixos: cuidado, prevenção e autoridade.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, está envolvida com o eixo do cuidado (tratamento), cujas ações previstas serão desenvolvidas através da pactuação com os municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró. O Comitê Gestor Estadual do Programa Crack é Possível Vencer se reúne mensalmente para articular estratégias para o cumprimento e os avanços pactuados.

Por ser uma prioridade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a meta é apresentar e discutir amplamente o programa de enfrentamento do crack durante os Fóruns Regionais da Rede, realizados em todas as Regiões de Saúde.  “A problemática do crack precisa ser enfrentada em todas as Regiões do estado e durante os fóruns pretendemos impulsionar a conclusão dos planos e extrair encaminhamentos para o enfrentamento”, explica à psicóloga Liége Uchoa.

Entre as ações previstas estão a estruturação de Centro de Apoio Psicossocial 24 horas (CAPS III e CAPS Álcool e outras drogas III), Consultório na Rua, leitos especializados em hospitais gerais e Unidades de Acolhimento Adultoe Infanto Juvenil em Parnamirim e Mossoró.

O município de Natal será beneficiado com um CAPS III para cada Distrito, um CAPS Infantil para a Zona Norte, Unidades de Acolhimento Adulto e Infanto Juvenil na zona Norte e zona Oeste, além de consultório na rua e leitos especializados em hospitais gerais.

Programação dos Fóruns Regionais da RAPS:

1ª Região: 18/03 (Nova Cruz)

2ª Região: 01/04 (Mossoró)

3ª Região: a definir

4ª Região: 20/03 (Parelhas)

5ª Região: 25/04 (São José de Campestre)

6ª Região: 08/05 (Pau dos Ferros)

7ª Região: 13/03 (Natal)

8ª Região: 15/05 (Assu)


Fonte: Femurn

Nenhum comentário: