Prefeitura Municipal de Assú

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Maquete do Santuário de Santa Luzia é apresentada

A empresa paraibana Escala Escritório de Cálculos Estruturais apresentou na tarde desta segunda-feira, 11, no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, as maquetes física e eletrônica do Santuário de Santa Luzia. Os detalhes sobre o monumento foram mostrados aos membros da Comissão Especial, instituída por meio de decreto, e que  está acompanhando cada uma das etapas de idealização da obra.

O prefeito Francisco José Júnior destacou a importância do projeto e lembrou que todo o complexo será erguido com investimento da iniciativa privada. Para o gestor, o Santuário de Santa Luzia colocará Mossoró definitivamente no circuito turístico religioso nacional e internacional, aquecendo a economia local.

“Esse não é um projeto pensado da noite para o dia. Estamos há dois anos debatendo, estudando e definindo como viabilizar a construção do Santuário. Será uma estátua com 80 metros de altura, a maior do mundo, cercada de toda uma estrutura para fomentar o turismo religioso em nossa cidade, gerando renda para o Município. Além disso, é importante deixar claro que essa grande obra não terá dinheiro público. Ela será toda feita a partir de verba oriunda da inciativa privada”, lembrou o prefeito.

O Padre Flávio Augusto Forte, vigário geral da Diocese de Mossoró, mostrou-se entusiasmado com a apresentação e também aposta que o Santuário de Santa Luzia elevará a cidade ao turismo religioso durante todo o ano.

“Esse é um momento histórico para Mossoró. Pouco a pouco estamos vendo como tornar uma ideia em realidade. Nossa cidade precisa ser inserida dentro da rota permanente do turismo religioso, não só em dezembro que é o período da Festa de Santa Luzia, mas durante todo o ano. É importante que as pessoas dessa terra se sintam também responsáveis por este mega projeto”, comemorou o Padre Flávio, que também é integrante da Comissão Especial.

As apresentações das maquetes foram feitas pelo engenheiro Argemiro Brito e pelo arquiteto Argemiro Brito Filho, diretores da empresa Escala. Na oportunidade, os dois tiraram algumas dúvidas referentes ao projeto, atendendo autoridades e imprensa que estiveram presentes no Palácio da Resistência. 

“O Santuário de Santa Luzia será um poema de aço e cristal, que transcenderá muitas gerações, levando pelos séculos afora uma mensagem de fé do povo brasileiro”, resumiu o engenheiro da Escala, Agemiro Brito.

A apresentação da maquete marca a primeira etapa de idealização do Santuário. Agora será dado encaminhamento aos documentos que tornarão domínio público a área onde será erguida a estrutura, permitindo assim a construção por algum grupo investidor.

PROJETO – As obras Santuário de Santa Luzia serão executadas em uma área de 15 hectares destinados à visitação pública na Serra Mossoró. Além do monumento em homenagem à padroeira de Mossoró, que terá 80 metros de altura, a maior estátua religiosa do mundo, o Santuário também será composto por bosques, praças, jardins, alamedas, fontes, cascatas, chafariz, nascentes, córregos e equipamentos comunitários.

O paisagismo do Santuário será composto de elementos naturais, com peças ornamentais, conjuntos de rochas, entre outros. Ao longo de todo o percurso do arvoredo, a água corrente acompanhará os visitantes. Haverá ainda um sistema de captação de águas pluviais. O Santuário será também um espaço de preservação da flora e da fauna da caatinga nordestina.

COMISSÃO - A Comissão Especial é composta por representantes da Diocese de Santa Luzia, dos Poderes Públicos (executivo e legislativo) e da sociedade civil.

Padre Flávio Augusto Forte, vigário geral da Diocese de Mossoró, padre Charles Lamartine, vice-diretor do Colégio Diocesano de Santa Luzia, e Alexandre Magno Fernandes de Queiroz, assessor jurídico da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, representam a Diocese. O Legislativo é representado pelos vereadores Izabel Montenegro, Flávio Tácito e Sebastião Nacízio.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito e Secretaria do Gabinete do Prefeito representam o poder executivo. A Loja Maçônica 24 de Julho, Trade Turístico e Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL) integram a representação da sociedade civil na comissão.


Fonte: Secom/PMM 

Nenhum comentário: